guilherme.jpg
matilde.jpg

Sobre

O projecto PARALELO 20 não é uma companhia, grupo ou associação teatral mas sim um ‘projecto’. Quer isto dizer que: a programação é orientada em função de uma temática e não de um colectivo de artistas fixo; há um director artístico responsável pela programação e gestão do projecto e um conjunto de colaboradores flutuantes; os espaços de ensaio e equipe são estabelecidos em função do projecto a realizar.

 

Nesta plataforma encontram-se listados e documentados os projectos executados, em execução ou disponíveis para encomenda/co-produção. Cada projecto tem um descritivo seguido de uma lista das requisitos de produção (número de actores, cenário figurinos, etc…).
As entidades ou indivíduos interessados podem requisitar um dossier aqui: paralelo20.teatro@gmail.com

Direção Artística

Guilherme Mendonça

Director artístico

Encenador, dramaturgo, guionista e professor. Nasceu em Moçambique e fez a sua formação teatral na Guildhall School of Music and Drama e na Royal Academy, em Londres. Tem publicadas peças de teatro, traduções e ensaio. É autor de numerosas encenações e coautor de guiões para televisão. No seu trabalho artístico tem-se centrado nos aspectos humanos e sociais do colonialismo e pós-colonialismo portugueses.
É doutorado em dramaturgia. 

Matilde Anjos

Assistente da Direção Artística

A Matilde é a pessoa mais jovem da Paralelo 20. Acaba de terminar o curso de actores e conta já com um número de participações como actriz em televisão (Madre Paula; Solteira e Boa Rapariga) e em teatro (Dá Voz a Letra; Leituras Dispersase Sons no Silêncio). De muito jovem se tem envolvido em causas e projectos, liderando e organizando.

Colaboradores​

Paulo Pinto 2.jpg

Paulo Pinto

Actor

Paulo Pinto (Um Pássaro é mais do que a sua Jaula)

Em 1988 completou o curso de actores do IFICT (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral). Em teatro trabalhou com Tonan Quito, Bruno Bravo, Mickael Oliveira, John Romão, António Feio, Ana Tamen, São José Lapa, João Maria Vieira Mendes, Jorge Silva Melo, João Miguel Rodrigues, Fernando Gomes, João Brites, António Pires, Lucia Sigalho, Adriano Luz, António Capelo, Luís Miguel Cintra, Adolfo Gutkin, Filipe Lá Féria e Rogério de Carvalho. Em Cinema trabalhou com Raul Ruiz, Rita Palma, Rita Nunes, Werner Schroeter, Inês Oliveira, Margarida Cardoso, Miguel Gonçalves Mendes, Ivo Ferreira e João Pinto Nogueira ,entre outros. Encenou o espectáculo Apartado 147, LX a partir das cartas de Fernando Pessoa a Ophélia Queiroz e O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Em televisão participou em várias séries e telenovelas. Foi Prémio Time Out actor do ano 2014 com a peça Cyrano de Bergerac, numa encenação de Bruno Bravo no Teatro Maria Matos. Em 2014 foi nomeado para melhor actor de teatro do ano, para os globos de ouro, Sic/Caras . 

Naif.jpg

Naïf Studio

Design, Materiais Gráficos 

Naïf Studio é um colectivo de designers cujas áreas são: identidade gráfica e projecto editorial. Especial atenção é dada à qualidade de impressão, materiais, tipografia e à procura de uma linguagem visual clara. Naïf Studio é responsável por todo o trabalho gráfico da Paralelo 20.