Amílcar Geração

No relatório de final do curso de engenharia agrónoma, o nacionalista guineense Amílcar Cabral, defendia que a exploração dos solos alentejanos pelo regime, necessariamente resultaria na sua extinção. Uns meses mais tarde partia com Maria Helena, sua mulher, para a Guiné — um casal interétnico no Portugal colonial. Em África, como em Portugal, Amílcar testemunhou e refletiu sobre as consequências das políticas do Estado Novo para africanos e portugueses.

Captura de ecrã 2020-12-14, às 00.04.30.

Sobre AmílcarGeração

Amílcar Geração é um monólogo sobre o histórico líder do PAIGC, Amílcar Cabral. Aspetos da biografia de Cabral são misturados com aspetos do pensamento político do período, e enquadrados no contexto histórico das lutas independentistas. Trata-se da criação de um novo espetáculo partindo de um espólio documental que compreende cartas, escritos políticos, notas bibliográficas, material biográfico e iconográfico.

 

Na sua forma Amílcar Geração aproxima-se da performance no sentido em que é dada igual importância ao acontecimento real no palco e à representação teatral — o ator Ângelo Torres interpela Amílcar Cabral como se os dois ocupassem o mesmo tempo e o mesmo espaço. O espetáculo procura conjugar o ecletismo das formas da teatralidade contemporânea com a força expressiva dos contadores de histórias africanos — os griots, recorrendo a experiência e estilo sui generis do actor. Os temas são tratados de forma não cronológica e não narrativa privilegiando a ideia de que devem ser os temas e o seu potencial espetacular a guiar a ordenação do ‘texto’. O efeito pretendido é o de ‘evocação mágica de uma vida e de um pensamento’ e não o de biografia.

Requisitos de Produção

Tipologia: monólogo 

Elenco: 1 actor entre os 35 e os 50 anos 

Duração: 1 hora, aprox.

Sala: idealmente num espaço intimista

Cenário: minimalista  e constituído por objectos existentes no espólio da maioria das companhias.

Luzes: desenho de luzes disponível a pedido

Som: exige uma saída de som gravado, em palco

Ensaios: reposições com o actor Ângelo Torres: 2 semanas de ensaio + 2 ensaios gerais